Esta é a primeira matéria prometida do jornal para o nosso blog. Fala sobre a guerreira Luiza Mahin que constantemente é estudada por nossas meninas para servir de exemplo para uma vida de bravura. O resumo foi feito pelo Prof. Aderaldo. Conheça!
Segue abaixo a parte redigida para que se possa ler e descobrir esta linda e dura história.
O exemplo de Luiza Mahin
Mãe do famoso poeta abolucionista Luiz Gama, Luiza Mahin nasceu na África, na Costa da Mina, Nação Nagô, ali pelos idos de 1812. Pertencia a etnia jeje. Veio ao Brasil na condição de escrava desembarcando em Salvador na Bahia.
Escrava de "ganho", exerceu a função de quitandeira. sua profissão, no entanto, permitiu-lhe contato permanente com a população local o que lhe ofereceu uma gama de informações que contribuiu para fazer dela uma revolucionária histórica.
Envolveu-se em todos os movimentos ocorridosem Salvador que tinha por objetivo o combate ao regime escravo. O mais importante destes foi o acontecimento conhecido como a Revolta dos Malês ocorrido em 1835. Falar de Luiza Mahin é falar da luta de um povo contra o racismo e a escravidão. Uma mulher que defendeu o direito de cidadania para os escravos . Exemplo de vida para quem precisa dar a volta por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário